segunda-feira, 25 de março de 2013

PERIGOS NAS REDES SOCIAIS

          PERIGOS NAS REDES SOCIAIS 

FATO:O fato é que dia desses uma comerciante de São Paulo foi sequestrada. Não era uma pessoa rica, o comércio era uma pequena lanchonete de bairro, e foi justamente isso que chamou a atenção da polícia e da imprensa. Qual a motivação desse crime, já que a vítima não é uma pessoa de posses, a ponto de poder pagar um resgate?
A resposta assusta quem gosta de navegar pelas redes sociais: a motivação foram fotos que a comerciante tirou do estabelecimento e, principalmente, de uma garagem que ela aluga e que é ocupada por dois carros importados. Repare: os carros em questão não são dela, mas os bandidos viram a foto que ela postou no Facebook e deduziram que ela estava milionária. O resultado foi um sequestro que durou horas e um trauma que para o resto da vida.
No dia em que descobriu isso, o delegado que cuida do caso deu uma entrevista dizendo o que todo mundo sabe, mas que não custa repetir: cuidado com redes sociais. Não são só seus amigos que tem acesso as informações que você coloca ali. Não são apenas pessoas bem intencionadas que navegam pela internet. E ele vai além. Diz que devemos evitar não só informações pessoais (local de trabalho, hábitos de vida) mas também fotos dos nossos filhos. Tudo que fazemos por diversão, pode ser usado contra nós por gente ruim.

CUIDADOS:É preciso ter muito cuidado com o que coloca na internet, principalmente para quem está ou quer ingressar no mercado de trabalho.

1- Privacidade e segurançaAs tecnologias tanto dão para o bem, como para o mal. Com as redes sociais não é diferente. Os conteúdos guardados numa rede social podem ser recolhidos por outras entidades e armazenados em formato digital, a longo prazo. Todo o cuidado é pouco. Sempre que pensar que determinada informação não está visível para todos os utilizadores, pense duas vezes. Muitas empresas já entrevistaram candidatos, considerando a possibilidade de contratá-los, mas assim que procuraram o trabalhador na rede social, acabaram por rejeitá-los, devido à informação que recolheram no seu perfil.  Se bem que o contrário também pode acontecer. Tenha muito cuidado com o que lá escreve ou insere.

2- Fornecimento de dadosAs redes sociais têm grande capacidade de armazenamento, não só de informação mas de outros dados secundários, como local de estudo, data de nascimento, relações familiares, etc. Estes dados correm o risco de "passearem" pela Web, podendo ser utilizado em publicidade, ou para venda de outras entidades.

3- Referências ao local de trabalhoAlgumas empresas não gostam de estar expostas nas redes sócias. Se coloca no seu perfil a empresa onde trabalha, certifique-se de que não está a ir contra a política empresarial. Caso contrário pode ser despedido.

4- Reconhecimento facialPara quem tem mais do que uma rede social, está duplamente exposto. Mesmo que crie uma rede para cada campo, seja pessoal ou profissional, tanto uma como outra estão sempre associadas. Será fácil reconhecê-lo através de uma fotografia sóbrio, de fato e gravata, ou embriagado.  Tenha muita atenção às fotografias que agrega ao seu perfil. Mantenha alguma privacidade!

5- Content Based Image Retrieval ( CIBR)O CIBR é um programa que permite descobrir onde determinada fotografia foi tirada. O principal risco desta nova tecnologia é a identificação de lugares onde a pessoa esteve e a localização da própria pessoa. Isto pode gerar situações de perseguição, quer no local onda mora, que no local de trabalho, acabando por prejudicá-lo.

6- Eliminação do perfilMesmo que um dia queira apagar o seu perfil, não será fácil. Isto porque a informação na internet fica armazenada durante muito tempo, e nunca se sabe por onde passa. Já experimentou colocar o seu nome no Google?

Nenhum comentário:

Postar um comentário